Voltei a escrever aqui no blog, estava muito ocupado, mas agora farei posts mais regulares.
A Manutenção Preditiva tem aplicação direta em equipamentos dinâmicos onde deve-se avaliar os níveis de vibração, analisar a vibração, realizar um diagnóstico da vibração e assim simular e implementar possíveis soluções experimentais obtidas pelo conjunto de dados obtidos.
Pode-se citar as áreas de atuação da análise de vibração:
- Turbomáquimas;
- Bombas;
- Máquinas alternativas;
- Vibração torcional;
- Balanceamento de campo;
- Isolamento de vibração;
- Pulsação em linhas e vasos de pressão;
- Vibração estrutural;
- Vibração de fundações;
- Vibração de navios;
- Manutenção preditiva;
- Medição de ruído;
- Processamentos de sinais;
- Instrumentação virtual;
Na análise de vibração, realiza-se uma comparação/diagnóstico do sinal em frequência (assinatura espectral) do equipamento com a resposta em frequência do equipamento sem nenhum dano, onde observa-se a variação da faixa e valores de frequência bem como os picos de amplitude. A partir dos valores de frequência e da amplitude desse sinal pode-se ter o conhecimento de qual é o equipamento danificado e que tipo de dano está presente.
| Assinatura espectral do equipamento danificado |
A partir da assinatura espectral, aponta-se os valores onde estão localizados os picos maiores de frequência para realizar consulta em tabelas que relacionam (normas) freqência x dano x causa.
Realiza-se também a análise do valor de amplitude dos picos apontados em frequência.
A análise de vibração requer conhecimento de teoria de vibração e também conhecimento de operação do equipamento a ser utilizado. O Engenheiro deve se preocupar com cada parte que compõe o equipamento.
Até o próximo post.