Inspeção Baseada em Risco (IBR) é um método que utiliza o risco de ocorrer um dano/falha como base para priorizar e gerenciar um programa de inspeção de equipamentos.
Em uma planta petroquímica, por exemplo, um relativo percentual do risco está associado a uma pequena porcentagem de itens de equipamentos.
A IBR permite a mudança de inspeção e recursos de manutenção para proporcionar um maior nível de cobertura sobre os itens de alto risco e um esforço adequado de menor risco ao equipamento.
Uma das vantagens de um programa IBR é aumentar o tempo de operação do equipamento e executar procedimentos de processamento, enquanto melhora, ou pelo menos mantém o mesmo nível de risco.
Os efeitos do programa da Inspeção Baseada em Risco (IBR) são resumidos a seguir:
• Identificar áreas de alto risco;
• Estimar um valor de risco associado ao funcionamento de cada equipamento com base em uma metodologia consistente;
• Priorizar o equipamento com base no risco calculado;
• Desenvolver um programa adequado de inspeção com base na redução do risco;
• Gerenciar sistematicamente o risco de falhas de equipamento;
• Desenvolver processos ou modificações operacionais que resultam na redução dos riscos.
O método RBI define o risco operacional dos equipamentos como o produto de dois fatores: a conseqüência da falha e a probabilidade de falha.
| Risco X Nível de Inspeção com IBR e sem IBR |
A figura mostra o comportamento do risco em programas de inspeção típicos e o uso da IBR diminui o nível de risco com o aumento da atividade de inspeção até valores de risco que não são inspecionáveis.
O objetivo da IBR é:
Fornecer e criar uma ferramenta poderosa para gerenciar importantes elementos de um processo para definir e medir o risco de dano/falha de um equipamento ou de uma planta; permitir o pleno funcionamento de equipamentos fornecendo segurança ambiental sem interrupção de produção; Reduzir sistematicamente as falhas utilizando melhor os recursos da inspeção; Identificar áreas de alta conseqüência que pode ser usada para diminuir o risco;
O sistema da IBR inclui atividades de inspeção, coleta de dados, atualização e continua atuação da técnica.
A IBR é uma ferramenta de grande potencial que associada a outras técnicas, como a Lógica Fuzzy, Redes Neurais ou outra técnica de inteligência artificial pode aumentar a vida útil de equipamentos com consequente diminuição nos custos de manutenção.